NOSSA HISTÓRIA

A história da semente da Vida começa em 1992, quando três senhoras do bairro Jardim Flamboyant tiveram a iniciativa de acolher os filhos de suas vizinhas enquanto elas estavam trabalhando. As senhoras que receberam o nome de “mães crecheiras” são: Maria das Graças Rodrigues, Francisca de Paula e Geralda Soares da Cruz.

Com a demanda crescendo ao longo do tempo uma das organizadoras procurou o Padre José Júlio, Pároco da Paróquia São Pedro, que tomou providências para suprir as necessidades de dificuldade de atendimento e precariedade das instalações. Auxiliado por um grupo de
voluntários deu-se o início de um trabalho em busca de um novo espaço para as crianças. Um local provisório foi fornecido na Associação dos Moradores do Núcleo Residencial Novo Flamboyant – Centro Social Paulo Joaquim de Souza.

Com o trabalho social colhendo frutos, Pe. Júlio e o grupo de voluntários organizaram uma diretoria tendo como primeiro presidente o senhor e senhora José Francisco Cunha e como vice Maria Lúcia de Godoy. Inicialmente contando com 42 crianças na faixa etária de 1 ano a 6 anos e 11 meses. O trabalho que começou com as “mães crecheiras” oficializou-se no dia 24 de março de 1995, como Associação dos Amigos das Crianças do Jardim Novo Flamboyant.

Com o aumento da demanda, a dificuldade de oferecer um melhor atendimento àquelas crianças levou a diretoria a buscar junto à Prefeitura uma parceria para a construção de uma nova sede. O prefeito José Roberto Magalhães Teixeira, em 1996, cedeu um terreno de 3.500 m² para a construção da nova sede. No mesmo ano, os voluntários e a diretoria formada por Maria Alice Paiva Moreira, José Luis Moreira e Paulo Vicente Martelli filiaram-se à FEAC. Neste mesmo ano sensibilizaram empresas e profissionais da área de arquitetura que, juntos, organizaram um grande mutirão chamado Campinas de Coragem para a execução da obra.

No dia 26 de setembro de 2000, em Assembleia Geral, a razão social foi alterada para Centro de Formação Semente da Vida, e no dia 12 de outubro de 2000, a nova sede da creche foi inaugurada.

Localizado na Rua Ivo Gatti, 95, no Jardim Novo Flamboyant, o Centro de Formação Semente da Vida é uma instituição sem fins lucrativos que se mantém através de sócios-contribuintes, subvenção de parceiros como a FEAC e Prefeitura de Campinas e alguns eventos sociais.
Atualmente o Centro atende 149 de crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses em período integral, visando a promoção da criança e da família, sempre seguindo o preconizado nas leis LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e no SUAS (Sistema Único da Assistência Social).

É com muito empenho que mantemos essa chama acesa chamada “Semente da Vida”, acreditando que a educação exerce um papel transformador na vida de cada uma de nossas crianças!

MISSÃO

Contribuir para a formação de crianças éticas, conscientes e criativas, desenvolvendo as habilidades da cooperação e da responsabilidade, e despertando nelas a noção da possibilidade de crescimento e transformação.

“Educar Crianças para o Bem”

CONHEÇA NOSSA DIRETORIA VOLUNTÁRIA (Triênio 2024/2027)

PRESIDENTE:

JOSÉ PICCOLOTTO

VICE-PRESIDENTE:

PLINIO JUNQUEIRA DE CASTRO FILHO

DIRETOR FINANCEIRO/ ADMINISTRATIVO:

FERNANDO FALAVIGNA WALKER

DIRETOR EVENTOS/ MARKETING:

AGUEDA ZARATIN

CONSELHO FISCAL:

VALÉRIA PENHA DE OLIVEIRA RUGGERI

MARIA APARECIDA DE SOUZA BERNARDO

ROBERTA VILLAS BOAS CARVALHO MARTINS

SUPLENTES:

SHINEI YAMADA

KÁTIA GIMENEZ PALÁCIOS

ROSA MARIA BRESSANE CLAUS

Conheça também nossos colaboradores.

SEJA UM COLABORADOR DA SEMENTE DA VIDA!

QUERO DOAR