MISSÃO SOCIAL

Missão Social

Há 15 anos, o Centro de Formação Semente da Vida deixando sua marca na história de crianças de baixa renda com seu primoroso trabalho Educacional e Social no Jardim Novo Flamboyant. Anualmente, são atendidas mais de 100 crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e onze meses de idade, em período integral, proporcionando com muito amor, carinho e respeito cuidados básicos de higiene e alimentação, assim como educação, cultura e lazer.

O Centro de Formação Semente da Vida inaugurou recentemente um espaço em homenagem e gratidão ao Padre José Júlio que fez e continua fazendo parte dessa história desde o seu início. O espaço denominado Espaço Centro Comunitário Cônego José Júlio tende a realizar trabalhos visando a capacitação de pessoas da comunidade para o mercado de trabalho, além de projetos culturais: música, arte e, principalmente, conscientizar e envolver a comunidade com o objetivo de estimular um trabalho em conjunto.

A participação da família no processo educacional da criança é fator fundamental para um desenvolvimento sadio e harmonioso, haja vista que as crianças passam mais tempo na creche do que e suas próprias casas. Aí entra a importância da parceria entre a família, a instituição e a comunidade, já que a história da criança é constituída nesse meio. Sabendo que a participação deve ser constante e consciente, é importante que a relação entre os pais e educadores seja compreensível, compartilhando experiências e buscando entender as situações da melhor maneira possível.

A Entidade também desenvolve ações com as famílias com o intuito de reforçar a integração entre a comunidade e o grupo familiar através de oficinas quinzenais e/ou mensais de artesanato, culinária, esporte e outros temas que poderão surgir de acordo com a necessidade e interesse de todos. Ao longo do tempo, essas famílias adquirem conhecimentos que auxiliarão no orçamento familiar, além de obter um espaço para refletir, discutir e receber orientação sócio-educativa e de promoção à saúde, refletindo na valorização da autoestima e na autonomia e melhorando a qualidade de vida. A priori, o projeto prioriza as famílias das crianças atendidas e, em seguida, as vagas restantes são divulgadas e cadastradas as famílias interessadas, atendendo no máximo 20 pessoas por oficina. As atividades das oficinas são sugeridas através de pesquisa realizada com as próprias famílias.

Assim, baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente, na lei Orgânica Social e no Sistema Único de Assistência Social, a Entidade destina às famílias ações sócio-educativas como: apresentação do projeto sócio-pedagógico da instituição, reuniões de pais, oficinas temáticas, palestras, entre outras. São trabalhados diversos temas como: Meio ambiente, função materna e paterna, Estatuto da Criança e do Adolescente, sempre reforçando valores como: diálogo, solidariedade, cooperação, respeito mútuo, à natureza e ao meio ambiente.

A creche “Semente da Vida” tem a missão de desenvolver um trabalho destinado às Crianças, Família e Comunidade, razão pela qual precisa, também, de parcerias e parceiros como: Órgãos do poder público, associados, empresas privadas, voluntários e, sobretudo, de doadores que queiram cooperar com essa missão.

Agora que você conhece a creche Semente da Vida fica aí o convite: Venha abraçar esta causa e escrever seu nome na história das crianças, pois como dizia Ghandi: “O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente”.