HISTÓRIA

A história da semente da Vida começa em 1992, quando três senhoras do bairro Jardim Flamboyant tiveram a iniciativa de acolher os filhos de suas vizinhas enquanto elas estavam trabalhando. As senhoras que receberam o nome de mães “crecheiras” são: Maria das Graças Rodrigues, Francisca de Paula e Geralda Soares da Cruz.

Com a demanda crescendo ao longo do tempo foi necessário que uma das organizadoras procurasse o Padre José Júlio, Pároco da Paróquia São Pedro. Tendo em vista a dificuldade de atendimento, a precariedade das instalações e o aumento da demanda, o Pe. Julio tomou as providências para suprir as necessidades. Auxiliado por um grupo de voluntários deu-se o início de um trabalho em busca de um “novo” lar para as crianças. Um local provisório foi fornecido na Associação dos Moradores do Núcleo Residencial Novo Flamboyant – Centro Social Paulo Joaquim de Souza.

Com o trabalho social colhendo frutos, o Pe. Júlio e o grupo de voluntários organizaram uma diretoria tendo como primeiro presidente o senhor e senhora José Francisco Cunha e como vice Maria Lúcia de Godoy. Inicialmente contando com 42 crianças na faixa etária de 1 ano a 6 anos e 11 meses, o trabalho que começou com as mães “crecheiras” oficializou-se no dia 24 de março de 1995, como Associação dos Amigos das Crianças do Jardim Novo Flamboyant.

Com o aumento da demanda, a dificuldade de oferecer um melhor atendimento àquelas crianças tornou-se realidade, levando a diretoria a buscar junto à Prefeitura uma parceria para a construção de uma nova sede. O prefeito José Roberto Magalhães Teixeira, em 1996, cedeu um terreno de 3.500 metros para a construção da nova sede. No mesmo ano, os voluntários e a diretoria formada por Maria Alice P. Moreira, José Luis Moreira e Paulo Vicente Martelli filiaram-se à FEAC e sensibilizaram empresas e profissionais da área de arquitetura que, juntos, organizaram um grande mutirão chamado Campinas de Coragem para a execução da obra.

No dia 26 de setembro de 2000, em assembléia geral, a razão social foi alterada para Centro de Formação Semente da Vida e no dia 12 de outubro de 2000 a creche foi inaugurada.

Localizado na Rua Ivo Gatti, 95, no Jardim Novo Flamboyant, o Centro de Formação Semente da Vida é uma instituição sem fins lucrativos que se mantém através de sócios-contribuintes, subvenção de parceiros como a FEAC, prefeitura e alguns eventos sociais. Atualmente o Centro atende mais de 100 crianças de 3 meses a 5 anos e 11 meses em período integral, visando a promoção da criança e da família como seres de direitos preconizados nas leis: LOAS, LDB, ECA e no Sistema Único da Assistência Social – SUAS.